Objetivos & Metas

(Vídeo construído para o "Global Teacher Prize")


Organograma

Legenda explicativa:

DTDM é o Todo Pedagógico. Só concebemos um projeto, como a vida: num todo com todos. Qualquer um da sociedade pode e deve acrescentar.

 

Área Inovar: Fora da aula... 

Com múltiplas ideias de diferentes proveniências, de forma a indicar uma escola deliciosa mas onde a referência está no objetivo de bem Aprender. A seguir, por ex., no Facebook. Começa sempre numa reunião informal no local onde vamos intervir. 

Professor Parceiro: um docente dos "Nossos" (com este ADN, que acreditamos que todos deviam ter desde a formação inicial como Pedagogia de suporte). Este elemento pode estar sempre disponível, sendo utilizado para inspirar alunos a apanharem o comboio no mesmo carril dos seus colegas de turma, andando ou voltando aos "eixos" (termo hoje tão querido e bonito para designar parcelas de projetos vários, mas por nós citado de forma mais...material :-))

Temos um caderno onde apontamos as ideias que vamos tendo quer da orgânica de uma escola que desejamos renovada e acreditamos poder colaborar, quer de simples sugestões que podem, tornar-se gradualmente, algo físico, para tal contamos com todos.

Método: Dentro da aula... 

Como se desenrola:

- Alunos esperam a chegada do professor no corredor, encostados à parede, cada um no lugar a si destinado/combinado desde a primeira aula

- Entramos na sala por ordem, dirigimo-nos aos lugares, preparando o material;

- Com a ajuda de uma ampulheta fazemos silêncio durante um minuto pensando em coisas boas. Seguidamente um aluno por aula, partilha algo que o motiva que ficará presente em todos durante a aula, tornando esta inspiradora;

- De 5 a 10 vezes por ano apresentamos outras ideias de reforço positivo e de sentir, envolvendo todos na aula sem prejuízo da assimilação de conceitos, deixando os alunos altamente predispostos;

- Clicamos na nossa APP, o DTT: https://jmvpvm.s.cld.pt ;

- Lembramos a pasta "Estímulos" e, quem desejar "espreita";

- Abrimos "Guias" e observamos os conteúdos da tarefa a realizar e noções a reter. Saímos;
- Entramos numa das pastas: 5 EV, 5 ET, 6 EV ou 6 ET, conforme a aula e lemos: "deves saber", observando, de seguida, os exemplos do trabalho quer do professor quer de colegas de anos anteriores;

- Pensamos onde associar a tarefa a cada disciplina do currículo, em que conceitos têm ligação e, depois, abrimos o documento "Multi-D";

- Fazemos a esquadria e a legenda preenchendo esta com o nome, turma, n. º e o título do trabalho. 

(A base é um caderno normal A4, de capa preta e folhas brancas sem margens. As capas (capa e contracapa) são forradas de cada lado, sendo o avesso uma da outra, como se de um caderno 2 em 1 se tratasse, ficando transformado em Portefólio. A primeira folha de cada lado é a guarda não se escreve nada, a segunda é o separador ilustrado e a terceira o "TPC/Notas" que serve para registos, experiências, tps e função "post-it" (o aluno toma nota daquilo que, eventualmente, pretende perguntar ao professor enquanto este explica, de forma a não o interromper, sendo esclarecido oportunamente). A seguir vem o trabalho que consta do programa, estando nos Guias e nas pastas respetivas. 

O Portefólio de cada um é para ficar eterno, para...fotografar e entrar para o Portefólio DTT. O aluno guarda numa prateleira em casa para, um dia, mostrar aos netos! ;-)) 


Apesar de acreditarmos ser uma alternativa de escola mais global e por isso a experienciamos, exemplificamos e partilhamos com pleno êxito, temos também todos os documentos que o Agrupamento nos solicita, realizados dentro dos moldes pedidos, como: Planificação, Critérios de Avaliação e Grelhas de Avaliação, etc.


Espreitem o Facebook e...o resto deste site. ;-) 


 

Objetivos:

Gerais

1. Enraizar o Conceito de que a escola deve ser um Local de Culto, O Lugar!

2. Alcançar a noção de que na escola, no conceito DTDM, vivemos numa Atmosfera indutora de uma Fórmula de Aprender;

3. Concluir que ao chegar à escola, tendo, para já a DL* como ponto de partida, o cidadão (o aluno inscrito no 2.º e 3.º ciclos e outros parceiros e visitas) faz parte de um todo construtor, em qualquer âmbito, em qualquer disciplina, com solidariedade, esperança, generosidade e convicção.

4. Criar uma escola atrativa, agradável à vista e útil, com espaços lúdico-pedagógicos que serão "salas" ao ar livre, incutindo, lá, desejo de contínua Superação e vergonha do qb;

5. Erradicar a ideia de "escola velha, degradada e obsoleta", na qual todos contribuem, no âmbito do projeto,  para que a mesma seja apelativa, ajudando à formação social e autoformação pessoal dinâmica em campo, gerando o mais importante: o Ser Humano útil e versátil;

6. Exemplificar como se pode ser, de facto, Escola, oferecer como se Sente e se deseja o Saber e o local, onde ele... Vive (e os seus... Residentes ou visitas);

7. Experiênciar uma vontade inabalável de todos (ou o maior número possível) se sentirem Honrados de pôr o pé num lugar como a Nossa Escola, acreditando e... Aproveitando essa honra, privilégio e oportunidade única. Que sorte: somos Nós os afortunados! 

8. Plano de Intervenção/ de Acompanhamento

9. Planear pela arte

10. Cativar Todas as áreas científicas para trabalhar de forma empática, cativante e...feliz, mesmo que para tal se relativize um ou outro ponto da "matéria", não descurando a exigência, o compromisso e a superação, pelo contrário: exigindo-as com elegância e companheirismo. É possível e, cremos, já devíamos estar neste patamar! (Temos como objetivo maior a RENOVAÇÃO. A ser assim seríamos, estamos convencidos, bem melhores e mais capazes no futuro nas nossas relações interpessoais e na predisposição para o trabalho).

11. TODOS! (não os alunos, não a escola tradicional, não Benavente, não... Finlândia, mas de PORTUGAL, no mundo!)

* Patrono Duarte Lopes: um explorador que saiu de Benavente rumo ao mundo


Específicos (partimos dos Gerais)

1. Enraizar o Conceito de que a escola deve ser um Local de Culto, O Lugar!

    1.1 Transmitir este conceito à Sociedade em Geral (cativando, ouvindo e partilhando conceitos, experiências, materiais e recursos humanos);

     1.2  Transmitir este conceito a todos dentro da escola Duarte Lopes;

     1.3 Transmitir este conceito dentro de todo o AEB de forma dinâmica e consciente.

2. Alcançar a noção de que na escola, no conceito DTDM, vivemos numa Atmosfera indutora de uma Fórmula de Aprender.

   2.1 Oferecer o prazer de viver este conceito à Sociedade em Geral (cativando, ouvindo e partilhando conceitos, experiências, materiais e recursos humanos);

 2.2 Degustar este conceito em conjunto dentro da escola Duarte Lopes;

  2.3 Introduzir de forma firme este conceito dentro de todo o AEB de forma dinâmica e com cada um a ser chamado a libertar e partilhar com espírito crítico mas solidário e construtivo o seu parecer, dando o seu contributo.

3. Concluir que ao chegar à escola, tendo, para já a DL* como ponto de partida, o cidadão (o aluno inscrito no 2.º e 3.º ciclos e outros parceiros e visitas) faz parte de um todo construtor, em qualquer âmbito, em qualquer disciplina, com solidariedade, esperança, generosidade e convicção.

    3.1  Perceber e constatar ser uma realidade o aluno que entra na DL já encarna O Espírito que, à saída, o orgulhará como algo memorável e único, ser "Made in DL", no contexto DTDM.

4. Criar uma escola atrativa, agradável à vista e útil, com espaços lúdico-pedagógicos que serão "salas" ao ar livre.

   4.1. Mobilizar Todos desde alunos a Amigos, de todas as idades, proveniências e especificidades em prol da construção de estruturas do e para o futuro.

5. Erradicar a ideia de "escola velha, degradada e obsoleta", na qual todos contribuem, no âmbito do projeto, para que a mesma seja apelativa, ajudando à formação social e autoformação pessoal dinâmica em campo, gerando o mais importante: o Ser Humano útil e versátil.

    5.1  Assimilar por todos, à chegada, a cultura de superação em ambiente de cooperação e prazer, debaixo da convicção de que onde estou é Nosso, faz parte de Nós e lá deixaremos um legado qual Nos orgulharemos pela perpetuação deste viver/sentir ad eternum. Estará no ADN no aluno que já está na DL e que oferecerá aos recém-chegados com irresistível entusiasmo;

   5.2 Promover a erradicação o mais possível de comportamentos e palavreado incorreto pois não é motivo de orgulho nem dignidade numa escola assim.

6. Exemplificar como se pode ser, de facto, Escola, oferecer como se Sente e se deseja o Saber e o local, onde ele... Vive (e os seus... Residentes ou visitas);
 
6.1 Mobilizar ideias de todos os tipos, atendendo a todos os alunos e áreas de forma a cativar o enraizamento de um desejo férreo de sentir a escola e aproveitar tudo o que ela tem para dar, começando nas pessoas e acabando nos conceitos;

   6.2 Promover a paixão ardente por viver intra-muros da Escola mesmo antes de lá entrar/estar, tal como quando já passou a era de lá "residir", deixando saudade e... História (através de vivências pensadas e vividas dia-a-dia com visitas externas regulares. 

7. Experiênciar uma vontade inabalável de todos (ou o maior número possível) se sentirem Honrados de pôr o pé num lugar como a Nossa Escola, acreditando e... Aproveitando essa honra, privilégio e oportunidade única. Que sorte: somos Nós os afortunados!

    7. 1 Incutir em Todos "Espírito de Campeão", pois acabaram de entrar n' O Estádio;

  7.2 Transferir para quem se aproxima o Espírito vivido e respirado, quiçá através de alunos (ex) problemáticos. 

8. Plano de Intervenção/ de Acompanhamento

    8.1 Como não faz parte nem tem sentido para o Nosso ADN estarmos atrás de alguém, antes desejamos e trabalhamos para estar ou ajudar a estar a par, Movemos tudo aquilo que for preciso para atingir o ótimo e procuramos demover tudo o que nos pode fazer... acomodar ou definhar. 

9. Planear pela arte

     9.1 Exibir (no bom sentido) expressividade na Educação de forma a que o saber se torne, dinâmico, lúdico e colorido, de forma bem visível, cativando para o saber a fundo. 

10. Cativar Todas as áreas científicas para trabalhar de forma empática, cativante e...feliz, mesmo que para tal se relativize um ou outro ponto da "matéria", não descurando a exigência, o compromisso e a superação, pelo contrário: exigindo-as com elegância e companheirismo. É possível e, cremos, já devíamos estar neste patamar! (Temos como objetivo maior a RENOVAÇÃO. A ser assim seríamos, estamos convencidos, bem melhores e mais capazes no futuro nas nossas relações interpessoais e na predisposição para o trabalho).

   10.1 Mostrar, mostrar e mostrar como fazer, numa ação que qual árvore, que sem darmos por isso, vai ramificando e acabará por dar frutos. Seria maravilhoso e útil ouvir, agir connosco com ideias que funcionem e, por fim, mudar connosco;

    10.2. Exemplificar com estratégias dispares que em qualquer aula ou contexto se pode ter um espírito de união e empatia em que o Todo é, de longe, muito mais que a soma das partes (pode ser na matemática, em Geografia, F/Q, etc.);

    10.3 Ajudar a que a dinâmica de escola tenha cariz de projeto, aventura e descoberta contínuos.  

11. TODOS! (não os alunos, não a escola tradicional, não Benavente, não... Finlândia, mas PORTUGAL, no mundo!)

    11.1 Dotar a aula de todos os predicados de forma a não ser necessário isolar alunos em gabinetes deste ou daquele tipo, convocando um elemento que designamos de Professor Parceiro para estar junto de casos particulares, com eles conversar, percebendo as suas especificidades e integrando-os dinâmicamente, por vezes quase sem se perceber que tal aconteceu. Assim, ninguém apontará o dedo ao discente pois as soluções são resolvidas e integradas no mesmo contexto de aula. Tal dinâmica pode resultar de ação concertada com o docente titular da aula e até em concertação/parceria com o professor da Educação Especial, após a primeira abordagem. A ideia é o êxito estar vinculado ao compromisso e lealdade sem expor. 

* Duarte Lopes ou, para Nós, "Definitivamente o Lugar"! Para ramificar...


Metas

Tornar a Duarte Lopes  no Multi-Usos & Abusos do Aprender (DL como exemplo da Humanidade) com todos os elementos de todos os saberes (ajustando a Forma e algum conteúdo junto das... Pessoas). Depor a designação de escola, transformando-a na Catedral, O Lugar do Aprender!

2017: 0 Etapa Spiritland - Arranque. 

2023: I Etapa: Neverland - Consolidação. 

2025: II Etapa: Wonderland - Ser Escola! 

2027: III Etapa: "Disneyland" (designação de aluno) - Escola Animada. 

2029: IV Etapa: Wonderfulland - Escola Fantástica!

2031: V Etapa: DTDMland - "A" Escola. 

2033: VI Etapa: DLand - Exportar Escola. 

For Ever: VII Etapa: FIMLand (tanto falamos lá de fora, e da dimensão que tem, que tal olhar cá para dentro, para a Nossa força?!) - Futuro! 

"A arte existe para que a realidade não nos destrua."

Friedrich Nietzsche 

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