Avaliação

Avaliação em Estímulo, sempre Formativa... como a vida.

A avaliação assume um sentido cooperativo e também orientador, pois permite que alunos e professores tomem consciência dos avanços e dificuldades, para continuar a progredir. 

Projeto

Junto do aluno

7 Linhas/Momentos de Avaliação DTDM

Ponto prévio: Temos como documentos de EV e ET tudo o que é preciso e requerido pelo AEB. No entanto acreditamos que a Nossa ação/dinâmica tem nestes 7 itens o espelho da nossa realidade em constante e sempre presente Avaliação Formativa:

1. OBSERVAR: O que construímos e aprendemos, melhorando, aperfeiçoando e testando para... "observar" mais e melhor.

2. SENTIR/ASSIMILAR/DISCUTIR: Sozinho ou com ajuda exterior, procura-se "sentir" até que ponto se atingiu o nível pretendido, se "assimilou" o contexto e, discutindo, de si para si (e/ou com os outros), refletindo com espírito crítico. Ativar e vivênciar estímulos.

3. (AUTO) QUESTIONAR: "Está perfeito?";

"Ainda posso/podemos fazer mais e melhor?!";

"Melhoro este ou, talvez, fazer outro já bem melhor?"

(exemplos de como as alunas e os alunos se colocam, não poucas vezes, perante aquilo que fizeram e revelam a sua ambição e perceção perante o que podem chegar e as lacunas que ainda têm...).

4. ISOLAR: O que pode ser melhorado e como?! Aqui o aluno junto com o professor analisa a fundo, isolando os aspetos que limitam o seu trabalho, afinando em relação ao ponto anterior, mais genérico, introdutório e exploratório.

5. MELHORAR, INTERVIR, CRITICAR: Vamos então melhorar, refazer, intervindo na aprendizagem de modo dinâmico, (auto) criticando aquilo que podemos, afinal, ser (bem?!) melhores!

6. PONDERAR: Agora estamos mais próximos da Aprendizagem... útil (real e de "colagem" futura!)! "Melhorei, fiz tudo bem, o que fiz fica para a vida, é, efetivamente, Saber?!". Ponderar: "Construí o meu saber?!" Terá que se colocar. Se sim, temos... Mulher e Homem!!!

7. AVALIAR: O que estivemos a fazer em todo o processo foi isso: Avaliar, aliás é aqui que percebemos que esta é a palavra chave não só da Escola mas da... Vida. Do problema à solução há todo um percurso no qual estaremos a construir para avaliar (mos).

Verbalizamos o conteúdo do que ficou e está à vista e assim: "mereço esta nota..."

* Nos últimos anos é muitas vezes evidente que a aula é o intervalo forçado do tempo destinado aos jogos digitais que, jogados à porta da sala, ficam adiados à espera do próximo intervalo ou da... distração do professor em plena aula, seja qual for a disciplina. É constatando este fenómeno que, após ter sido precursor, introduzindo estes meios em aula (conforme se pode verificar em algumas zonas deste site), me vejo agora com muita vontade de os "estreitar" de forma a serem de facto úteis. A ideia é contribuir para a "desintoxicação" de uma dependência que os mesmos estão a provocar!

"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas." 

2020 DoTamanhoDoMundo +
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora